Notícias Maxipas Saude Ocupacional

Chat online

Faturamento

Alimentação saudável e atividades físicas regulares para prevenir de doenças.

1 de setembro de 2009

A defesa do nosso organismo contra as doenças é toda feita pelo sistema imunológico. E as primeiras atitudes para a prevenção de doenças é ajudar a regular este sistema, com uma alimentação adequada e exercícios físicos. “A prática de exercícios aeróbicos, desde que sem exageros, fortalece o sistema cardio-respiratório, tornando o organismo menos suscetível a infecções”, afirma educador físico e personal trainer, Otávio Tavares. “A alimentação influencia na imunidade, pois as reações do sistema imunológico necessitam de nutrientes para a formação das células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo”, explica a nutricionista Dra. Juliana Trevillini Garcia, da Clínica Contato.

O sistema imunológico pode ser dividido em imunidade natural, constituída pela pele, mucosas, lágrimas e paredes dos órgãos, e a imunidade adquirida, que age por meio dos anticorpos. “Enquanto a imunidade natural dificulta a entrada dos micro-organismos, a imunidade adquirida detecta e destrói os micro-organismos específicos de cada doença e que não foram barrados pelo organismo”, observa a nutricionista Dra. Juliana Trevillini Garcia, da Clínica Contato.

Por meio da alimentação, a imunidade natural é reforçada e fornece os nutrientes necessários para o funcionamento da imunidade adquirida. Cada nutriente possui uma ação específica para ajudar no funcionamento adequado do sistema imune. “Comer apenas um tipo de alimento, ou seja, manter uma dieta monótona é prejudicial, pois nosso organismo precisa de uma composição de vitaminas e minerais que é obtida através da alimentação variada e colorida”, observa a nutricionista.

Os exercícios liberam na circulação sanguínea hormônios naturais, as endorfinas, que promovem sensação de bem-estar e prazer, diminuindo probabilidade de infecções no organismo. “Qualquer atividade física, desde uma simples caminhada de trinta minutos diários até a prática regular de exercícios aeróbicos e musculares, favorecem a proteção do nosso organismo”, esclarece o personal trainer. Além disso, a atividade física também ajuda a evitar o estresse. “O estresse ocasiona a liberação do cortisol no organismo, substância nociva e que enfraquece o sistema imunológico, aumentando assim as chances de infecções”, conta.

Suplementação vitamínica

Mesmo com uma boa alimentação e práticas regulares de exercícios físicos, o organismo pode sofrer carências de algum mineral ou vitamina. Entretanto, a suplementação da alimentação com vitaminas manipuladas só deve ser feita com a indicação de um especialista. “O problema em tomar vitaminas é a automedicação. Para que o organismo não se sobrecarregue, é necessário procurar um profissional que fará uma avaliação adequada e irá prescrever corretamente qual suplementação deve ser tomada”, considera Dra. Juliana Garcia.

Dicas para continuar imune

Para ajudar a reforçar o sistema imunológico, a Dra. Juliana Garcia e o professor Otávio Tavares dão algumas dicas de como manter o organismo em forma.

  • Tomar no mínimo 8 copos de líquidos ao dia, como água, água de coco e sucos;
  • Evitar o consumo de açúcares de todos os tipos, pois reprimem o funcionamento sistema imune;
  • Consumir pelo menos 5 porções de frutas e vegetais variadas por dia;
  • Fazer cinco ou seis refeições por dia;
  • Consumir chás com gengibre, limão, e mel com própolis à noite;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, mas sem exageros;
  • Dormir com qualidade, com uma estabilidade no número de horas diárias e sem interrupções. A quantidade de horas depende de cada organismo.

Fonte: Paran@shop

Bookmark and Share

5 comentários para “Alimentação saudável e atividades físicas regulares para prevenir de doenças.”

  1. Micaele Djane disse:

    . Boom , esse site foii o úniico qe encontrei facilidade de entender essas informações , pois os outros não explicam direito tudo que a gente precisa , estão de Parabén os produtores dessa matéria . ! Umas informações muito bem elaboradas, para um melhor entendimento, e botando também em questão que é bastante interativo, para o leitor .

  2. LojaMaxipas.com.br disse:

    Agradecemos imensamente sua mensagem.
    Estamos felizes pelo seu contentamento.

  3. aline disse:

    Oi, gostei muito da reportagem e gostaria de saber se posso usa-laem meu blog.Obrigada.
    Aline

  4. PublicidadeMaxipas disse:

    Boa tarde Sra. Aline

    Nossos arquivos estão à disposição de todos

    Obrigado

  5. wender disse:

    tem que comer bastante ate engordar comer é bom

Deixe um comentário


(obrigatório)


(não será publicado) (obrigatório)




Cadastre-se e receba as novidades da Maxipas
Descadastrar
Entregamos todo o Brasil
Compras em grande quantidade? Poratal de Parceiros

Receba novidades por e-mail:



Descadastrar

Formas de pagamento:

Clique aqui e saiba as formas de pagamento.

Certificados:

Selo E-bit